12 de abr. de 2010

PÃO & CIRCO

Por: Pb. Carlos Rogério Alves
 Bacharel em Teologia


Congresso (cover) de Camburiú em Salvador; Grande Cruzada dos Milagres na Boca do Rio; Cruzada "evangelística" no Centro Administrativo da Bahia - CAB; Shows e mais shows "gospel" em nossa cidade. Realmente o ano de 2009 para o mundo evangélico tem sido marcado por grandes eventos voltados para a massa. Sinal de reavivamento? Amor pela obra evangelistica sendo renovada em nossas igrejas? Estas e outras indagações tenho ouvido dos irmãos na fé.

A verdade é que o ano eleitoral (2010) está às portas, e é exatamente nesse momento que os nossos candidatos cínicos aparecem em nossas comunidades em busca de apoio. Passam todo o seu mandato (04 anos) trancafiados em seus gabinetes, e não atentam para a necessidade do povo que os elegeram. Infelizmente, no exercício de seu mandato nossos candidatos não apresentam propostas, não criam projetos em prol da comunidade que os elegeram. Não obstante, os mesmos atuam em favor da pequena cúpula, exercendo a politica de "troca de favores". Mas o que me deixa triste é que a grande massa, formada por irmãos simples, trabalhadores e honestos, ficam à ver navios, além de serem aterrorizados com o antigo chavão: Não votem em candidatos impios, pois, devemos colocar nossos irmãos (justos) no governo. Mas que justiça é essa? O que se vê na pratica são "justos" exercendo um governo ímpio.

Mas há quem se pergunte: por que, então, o povo reelege esses caras, ao invés de dar o troco nas urnas? A resposta está no simples fato que esses homens usam O PÃO E O CIRCO para ludibriar a opinião pública dos nossos irmãos na fé. No império Romano, César promovia espetáculos no coliseu para a população pobre e faminta. A essa prática, deu-se o nome de política do pão e circo. O povo recebia pão para saciar a fome, e shows no coliseu para entreter a mente, e esquecer as "dívidas do governo". O povo, então, se acomodava e dificilmente se rebelava contra os governantes.

Chega a ser hilário a forma como essas pessoas acham que irão concertar suas displicencias promovendo eventos para o povo. Por que será que passamos anos e mais anos "mendigando pão", para realizarmos nossos humildes eventos, pelo fato de nossos políticos não terem verbas para patrocínio, e justamente agora, ano eleitoral, os mesmos se apresentam como salvadores da pátria promovendo e patrocinando grandes eventos? Porque será, que depois de "séculos", somente em 2010, a JUVENTUDE DE SALVADOR terá um grande congresso no Parque de Exposições?

Chega de pão e circo! O nosso povo merece respeito, dignidade, e, sobre tudo, solidariedade. Nosso povo não será mais ludibriado com diversão e comida, pois existe uma geração que se alimenta de livro e caneta, e estes dificilmente serão dobrados aos "Césares" hodiernos. Rogamos a Deus misericórdia, para que possamos viver o Cristianismo puro. Esse mundo é uma nave em festa, por este motivo minha alma grita: PAREM O MUNDO, POIS, EU QUERO DESCER!





5 comentários:

Gostei muito do texto, uma linguagem atual, profunda e revolucionária e objetivo. A verdade que esse texto é uma bomba atômica para os ouvidos dos grandes Líderes Evangélicos ele confronta essa prática espúria do Populismo cristão com a Verdade da Bíblia. Se desvirtua a verdadeira adoração a Deus por uma Onda Eleitoreira da politicagem espúria que invade nossas Igrejas de uma forma leviana e perniciosa.

O Autor mostra ser um homem íntegro, corajoso e visonário, seja bem vindo ao Blogospellogia Pb. Carlos Rogério Alves.

Fico Muito Triste em saber que os nossos irmãos que eneveredam pelo mundo da Política tem as mesmas práticas que os ímpios, nos enrolam, não dam assitencia as missionários que estão nos campos e só aparecem nessas épocas de politica.Triste mas vão prestar contas a Deus.Pao e Circo , nos fazem de palhaças e palhaços prometem e nao cumprem entao sao mentirosos.

Estou revoltada com essa situação.

Rafaela Lima

Isso no ambito da assembleia de Deus né meu jovem,pq na Igreja batista nacional, politico nao sobe em pupito,a firmeza dos lideres e que determinam a sereiedade do compromisso com Deus!

Nao fique triste venha ser Pastor ma Na Batista ai vc vai passar menos raiva.rsrs

Olá irmão(ã),

Eu entendi seu comentário, até me alegrei com a forma divertida que você comentou. Porém, quando eu escrevi o presente artigo foi com o objetivo de "criticar" a político do PÃO E CIRCO, e não comentei sobre a Igreja Assembléia de Deus. Apenas tentei, neste humilde artigo, alertar os irmãos a não serem ludibriados com PÃO E CIRCO.

Soli Deo Gloria

Parabéns pela postagem se puder nos siga em: www.teologiadaaplicabilidade.blogspot.com

Postar um comentário