5 de abr. de 2010

O Papel da Igreja frente a Violência e as Drogas

Por: Alex Gondim Lima
“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.”
Matheus 24:12


Segundo o Mapa da Violência Lançado pela Sangri Notícias Entre 1997 e 2007, morreram no Brasil, vítimas de homicídio, 512,2 mil pessoas.

Entre os 12 e os 15 anos de idade, a cada ano de vida, praticamente duplicam o número e as taxas de homicídio entre adolescentes. Entre 1997 e 2007, os índices subiram significativamente: acima de 24%. A faixa etária com maior crescimento na década localiza-se entre os 14 e os 16 anos, com incremento acima de 30%.

Os maiores índices de homicídio no Brasil concentram-se na faixa de 15 a 24 anos de idade (o pico está entre os 20 e os 21 anos). Embora os jovens representem apenas 18,6% da população do país em 2007, eles concentravam 36,6% dos homicídios ocorridos nesse ano.

Os índices de vitimização juvenil no Brasil são anormalmente elevados, considerando o contexto internacional. Morrem no país, por homicídio, proporcionalmente 2,6 jovens para cada não jovem. Metade dos 79 países analisados não parece apresentar os mesmos problemas de violência em sua juventude.

O número de mortes anuais por homicídio no Brasil na década 1997/2007 ultrapassa o número de mortes de países em guerra, como Chechênia (1994-1996), Guatemala (1970-1994) e El Salvador (1980-1992).

O PIB per capita explica 18,7% das taxas totais de homicídio do país.

Quase 48% da variação dos índices de homicídio total se explicam pela variação dos índices de concentração de renda. Os jovens são os mais afetados pelos diversos efeitos e manifestações da concentração de renda.

Acima de 90% das vítimas de homicídio do Brasil são homens.

"A brecha entre o número de vítimas brancas e negras aumentou, entre 2002 e 2007, em 36,3%.

Comentário

Analisando os dados expostos acima pela pela Sangri Notícias através do Mapa da Violência, mostra o aumento substancial do numero de Homicídios entre os Jovens que chega a ser como diz a nota acima “anormal”, índices esses maiores que algumas guerras que marcaram a história da Humanidade

Como Policial Militar, vivo numa zona de conflito perene entre tensões sociais de todo o tipo, confesso que me sinto assustado em ver tantos jovens sendo ceifado pela violência engendrada pelo ausência do poder público, pelas drogas entre outros fatores. Menos de 24 horas um jovem é alvejado, a central de policia não para e o medo e terror toma conta dos grandes centros urbanos. Não existe mais respeito aos valores morais e ao ser humano.Estamos inseridos em um Estado de Caos, a população está sitiada pelo Narcotráfico, e esquecida pelo poder publico, a miséria vai se tornando cada vez mais onipresente em todas as camadas sociais e é a partir dessas expansão da miséria é que paulatinamente a Vida vai perdendo o sentido, as desigualdades sociais aumentam, a alta-concentração de renda engendra e multiplica os excluídos que vão buscar a sobrevivência no mundo obscuro do crime em um processo interminável de Banalização da Vida.

Você consegue perceber o pânico estampado nos rostos das pessoas, a falta de esperança, de amor, vivem sempre na zona do medo e do desespero. No olhar de cada menino nas comunidades mais carentes você sente que são pessoas esquecidas jogadas a própria sorte, pessoas que já tem inerente a si o sofrimento. Eu me pergunto onde está o Estado que asfixia o povo com as altas taxas de impostos??. O estado não existe para eles, o Traficante é o governador e a leis deles são as leis do tráfico que são cruéis para quem desobedece.

As crianças já brincam nas ruas de bandidos, fazendo gestos de como se estivesse portando uma arma e atirando, sendo ceifada delas sentimentos puros de amor, paz, de sociabilidade, isso é terrível que infância triste, que violência que é praticada pelo Poder a essas pessoas? Que sociedade é essa que estamos construindo?. O sentido da Vida se dilui nos olhares aflitos de quem busca além de suas forças a fórmula para sobreviver no mundo tão desigual e cheio de injustiças.

Essas pessoas são considerados pela sociologia como Lixos Sociais, as pessoas ques estão nos guetos, nas favelas, nos morros.Até onde vai a Exploração do Homem sobre o Homem?Infelizmente os que estão no topo não conseguem identificar o próximo em si mesmo, porque a usura e ganância os torna insensíveis.Quem é mais insensível um ladrão ou um Político, ambos são perniciosos e sem nenhuma sensibilidade humana, entretanto com histórias diferentes. E onde fica a Igreja?


Não há formula mais preciosa que a Fé , que Jesus, a Fé é uma ferramenta poderosa que está retirando muitos jovens do mundo das drogas e do crime. As Igrejas precisam investir mais, promover campanhas, levantar fundos para dar assistências aqueles que vém da escuridão para a Luz.A Igreja não pode perder seu papel social de difundir Jesus aos marginalizados, muitos já foram resgatados e hoje são Homens de Bem, Ela precisa mobilizar seus missionários , precisamos de missionários para evangelizar no próprio Brasil, ir aos guetos, as favelas, tantas vidas sequiosas, sedentas esperando uma palavra de fé de esperança e de amor. Somos Luz do mundo, não podemos ficar escondidos nas quatro paredes de um Templo, as almas estão gemendo, precisamos combater aquele que veio para matar, roubar e destruir, temos que nos lançar aos campos semeiar e colher os frutos. Podemos reduzir as estatísticas, temos JESUS ao nosso lado, mais temos que ter atitudes, e atitudes cristãs.

O que me deixa perplexo é que se multiplicam os intelectuais da Fé , Teólogos, Pastores renomados que tem coragem de gastar 25 milhões na compra de jatinhos, mas não tem coragem de investir e preparar missionários para combater o mal com o bem, nem sair de seus luxuosos gabinetes para pregar o Reino de Deus, não tem coragem e nem Boa Vontade de criar centros de recuperações para resgatar muitos drogados e viciados para Cristo Jesus.

Nos dias de Hoje são poucos os Líderes Evangélicos que tem compromisso com o próximo, que são homens visionários como Jesus que conseguem enxergar a multidão mutilada socialmente, esquecida, que sente compaixão por ela e faça alguma coisa por ela como Ele ,Jesus, Fez na Multiplicação dos Pães na passagem em que a Bíblia relata que Jesus Levantou e Viu a Multidão , sentindo intima compaixão dela , multiplicou os pães de depois repartiu o pão para aquela multidão faminta , oprimida pelo Império Romano e pelo auto clero da burguesia Judaica. Mais infelizmente, existem muitos mais Líderes, Pastores que somente enxergam os gordos dízimos que a Igreja arrecada, assim como os Fariseus de outrora e não se sentem com nenhuma responsabilidade social.

Podemos povoar o céu, temos o dever de cumprir a ordem do Mestre Jesus o “IDE”, não podemos tornar a Igreja um Clube de social e sim um centro de restauração e recuperação daqueles que estão perdidos.

Marcos 2:17
“Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores”

Os discursos eloqüentes e bem elaborados não são suficientes para saquearmos o inferno e frustrar as obras do inimigo, precisamos agir, sentir amor pelas vidas, falar de Jesus e ajudar no nome de Jesus aqueles que tanto necessitam de nossa ajuda.

Nos esforcemos então em ver a Multidão ai fora, que não sejamos como os discípulos que apesar de estarem ao Lado de Deus não acreditaram que Jesus podia fazer um milagre e alimentar toda aquela gente e ficaram com medo. Sejamos corajosos e que possamos confiar Naquele que pode todas as coisas inclusive marcar está geração com milagres em pró a Salvação daqueles que estão perdidos.

2 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

ALEX, OUTRA VEZ MIM IMPACTAR COM SEUS COMENTÁRIOS E A APLICAÇÃO DOS MESMOS. VOCÊ É UM PROFETA.
MEU DEUS! AJUDA-NOS, COMO ESTAMOS ALIENADO DA TUA MISSÃO TRANSFERIDA PARA A IGREJA. ESTAMOS CONSTRUINDO IMPÉRIOS, ENQUANTO VIDAS PERECEM. TANTO DESINTERESSE E BOA VONTADE DAS LIDERANÇAS ECLESIÁSTICA.

Postar um comentário