17 de mai. de 2010

Bem-Aventurados os Puros de Coração

"Bem-Aventurados os Puros de Coração"

Pobre pelo espírito" é aquele que se libertou interiormente de todo o apego a qualquer objeto externo ou bens materiais."Puro de coração" é aquele que se libertou, não só dos objetos externos, mas, também, do sujeito interno, isto é, daquilo que ele idolatrava como sendo o seu sujeito, o seu eu, embora fosse apenas o seu pseudo-eu, o seu pequeno ego físico-mental.Quem se libertou dos bens materiais fora dele possui o "Reino dos Céus", porque o seu reino já não é deste mundo; rejeitou a oferta do ego luciférico "eu te darei todos os reinos do mundo e sua glória" - mas quem se libertou, também, do maior pseudo¬bem dentro dele, o seu idolatrado ego, esse tem a certeza de "ver a Deus", verá o verdadeiro Deus, porque olha para além do seu falso eu.

De maneira que ser puro de coração é ainda mais glorioso do que ser pobre pelo espírito; ser interiormente livre da obsessão do ego vivo é mais do que ser livre da escravidão da matéria morta,ou seja das coisas materias ou objetos externos. Aliás, ninguém pode ser realmente livre da matéria morta dos bens externos sem ser livre da ilusão do ego vivo, porque tudo que eu chamo "meu" é apenas um reflexo e uma conseqüência do meu falso "eu", o ego físico-mental; se o meu falso eu se tivesse integrado no verdadeiro Eu, que é o Universo em mim, não teria eu necessidade alguma de me apegar àquilo que chamo "meu", os bens individuais. Enquanto o pequeno eu não tiver em si suficiente segurança interna, necessita de buscar seguranças em fatores externos; mas a segurança interna torna supérflua as seguranças externas; o pequeno eu fez tantos ‘seguros de vida" porque não possui segurança. Age sob o impulso da lei da compensação.

A definitiva integração do pequeno ego físico-mental no grande Eu racional-espiritual é que é pureza de coração, que garante uma visão clara de Deus. Ninguém pode ver claramente o Deus transcendente do universo de fora antes de ver nitidamente o Deus imanente do universo de dentro.

Nas Escrituras Sagradas —"impureza" quer dizer egoísmo, e "pureza" significa o oposto, que é o amor universal a solidariedade. Os demônios, citados no Evangelho, são constantemente chamados ‘espíritos impuros", porque são egoístas, tanto assim que procuram apo¬derar-se de corpos humanos, desequilibrando-os física e mentalmente, só para gozarem de certo conforto pessoal que essa obsessão lhes dá. Esse egoísmo é que é chamado "impureza".

A teologia cristã, quando fala em impureza, entende apenas o abuso dos prazeres sexuais. Estes, certamente, também fazem parte do egoísmo humano, são o egoísmo da carne; mas não são a única nem mesmo a principal zona do egoísmo ou da impureza; todo e qualquer egoísmo é impureza. Os demônios de que o Evangelho nos fala, eram "espíritos impuros", embora não estivessem sujeitos à impureza sexual. Eram impuros por egoísmo.

O egoísta impuro não pode ver a Deus, que é amor puríssimo. O egoísmo, portanto, a egolatria, equivale a uma cegueira mental. Entre o Deus-Amor(Jesus) e o homem egoísta se ergue, por assim dizer uma muralha opaca que intercepta a luz divina. Enquanto o homem não ultrapassar as estreitas barreiras do seu ego imperador, está com os olhos vendados, separados de Deus por uma camada impermeável à luz, que é a impureza do coração. Por mais que um ególatra ouça falar em Deus, nada compreende, porque com¬preender supõe ser. Ninguém pode compreender senão aquilo que ele vive ou é no seu íntimo ser. Entender é um ato mental, mas compreender é uma atitude vital; entender mentalmente é uma função parcial, unilateral do nosso ego humano — compreender é uma vivência total, unilateral, do nosso Eu divino. Quem não é divino não pode saber o que é Deus. O egoísta é antidivino, e por isso não pode compreender o que é divino, não pode ver a Deus", antes de adquirir "pureza de coração".

"Ver a Deus" "ver o reino de Deus", são ex¬pressões típicas que Jesus usa para designar a experiência direta da Realidade eterna, o contato íntimo com ela. Outros crêem em Deus — mas só o puro de coração vê a Deus. O simples crer, embora necessário como estágio preliminar, não é suficiente para a definitiva redenção do homem, que consiste na visão de Deus. "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus"...

Se é difícil a "pobreza pelo espírito", muito mais difícil é a "pureza do coração". O desapego dos bens externos é o abandono de algo que não fez, nem jamais poderá fazer parte integrante do homem algo que nunca foi nem pode ser realmente "seu" - ao passo que o ego personal faz parte integrante do homem, é "seu", embora não seja ele mesmo; e por isso a renúncia à sua personalidade físico-mental em prol da sua individualidade espiritual é, incom¬paravelmente, mais difícil do que a renúncia à cobiça dos bens externos. Parece ser uma morte para o homem que ainda não descobriu o seu eterno Eu. Mas essa morte é indispensável para a ressurreição. A coragem de arriscar ou não arriscar esse salto mortal do ego humano para o Eu divino é que divide a humanidade em dois campos: em profanos e iniciados, nos de fora e nos de dentro, em cegos e em visonários, em inexperientes e experientes, em insipi¬entes e em sapientes. É necessário que o homem sofra tudo isso para, assim, entrar em sua glória...

O despertar dessa nova visão, que existe, dormente, em cada um de nós, requer exercício in¬tenso, assíduo e prolongado, porque o homem tem de superar barreiras já estabilizadas há séculos e milênios. Se essa visào não fizesse parte integrante da natureza humana, nenhuma esperança haveria de podermos despertá-la, porque não se pode despertar o que não existe. Mas nós sabemos que ela existe. Em alguns essa Visão adquiriu intensidade e nitidez muito maior do que em nós, e pelo menos num homem, chegou ela, a ser perfeitamente desen¬volvida, ou seja, em Jesus. Ora, o que aconteceu uma vez pode acontecer mais vezes.

Sem Oracão e locubrações profundas é impossível termos esse contato consciente com o Reino de Deus, isso requer uma vivência contínua, o viver de cada dia inteiramente pautado por essa realidade de amar e orar.

Esse exercício diário de orar e ter um relacionamento com Deus consiste, principal¬mente, em uma permanente atitude interna de querer servir, servir espontânea e gratuitamente a todos. Esse clima de querer servir, espontânea e gratuitamente, remove os obstáculos que existem entre nós e Deus, porque diminui gradualmente o egoís¬mo unilateral e exclusivista e aumenta a solidariedade unilateral e inclusivista, que uns chamam altruísmo, outros amor. Com essas práticas diárias, a muralha opaca que se ergue entre nós e Deus se torna cada vez mais transparente, permitindo-nos a visão de luz divina, o brilho da Face do Deus Vivo.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. Salmos 51;10

0 comentários:

Postar um comentário