7 de abr. de 2010

Por que a Mídia é Indiferente a Pec 300

Onde trabalho eu vejo no olhar de cada policial a esperança da aprovação da Pec 300. Com o intuito de melhorar sua condição social o policial luta, especula ,quer saber como esta o andamento da Pec no congresso. Os blogs policiais tiram as duvidas, esclarecem como se processa o tramite, entretanto, uma pergunta que eles insistem sem ter uma resposta é: “Por que a Mídia é indiferente a manifestação da Pec 300?, por que a imprensa não divulga a manifestação dos policiais? , quando muito publicam alguns Flashes.

Vou tentar aqui responder essa pergunta que muito nos incomoda. A grande maioria dos meios de comunicação no Brasil tem uma postura conservadora e seguem fielmente uma doutrina liberal, o que os leva a entender que o Estado é mínimo, e não pode nem deve inchar os cofres públicos com funcionalismo Publico o que aumenta substancialmente a divida publica do Brasil, esse é um dos fatores, mais existem outros... Outro fator é que somos vassalos do sistema, a mídia é um dos poderes que implicitamente é parte integrante do Estado, como pode a mídia divulgar uma possível sublevação daqueles que são responsáveis e são a base da incolumidade do Estado de Direito, e uma divulgação dessas pode levar ao caos porque sem policia o caos se estabelece, ainda mais quando vivemos em estado de guerra com os narcotraficantes e se os nossos inimigos perceberem que estamos fragilizados eles irão ganhar terreno.

Porém, existe outro fator, a mídia quer vender notícias, a mídia trabalha para o mercado, e a violência é uma das forças motrizes para movimentar o mercado da segurança privada, como já dizia Eric Hobnsbawn: “ Vivemos em uma época que promove uma verdadeira exaltação a privatização da vida, uma vida a parte, um estado de sítio”, isso faz com que as pessoas se isolem dos pobres , construindo para si verdadeiras fortalezas, condomínios fechados com toda estrutura da mais avançada tecnologia em segurança. E a publicidade desse mercado engendra muito lucro. Então é interessante que o aparato de segurança pública esteja sucateado,ineficiente, assegure somente o mínimo de segurança para o próprio Estado. Sendo assim o próprio poder midiático investe na difusão do medo, publicando e veiculando só noticias relacionadas a crimes e a violência, é como se dissesse para as pessoas cuidado o coisa ta feia , vão morar em um condomínios de luxo, vão comprar alarmes, contratar empresas de segurança e etc. Além disso, com uma Policia Eficiente não se vende muitas noticias, porque o crime é reduzido substancialmente e isso é comprovado cientificamente em estudos que em capitais onde a policia tem um bom salário e condições boas de trabalho há uma redução drástica nos índices de criminalidade, e sem crimes não há noticias para vender.

Não nos iludamos com a imprensa , ninguém no mundo moderno se preocupa mais com bem estar social de ninguém, o que onera e não gera lucro é descartado.Para o PODER, quando falo poder eu me refiro ao “Estado-Mercado-Midia” o aumento de nosso salário onera e nos torna descartáveis, por isso que a mídia asfixia nossa voz, tenta abafar nosso grito por uma vida mais digna como nos garante a Constituição ,não divulga e nem tem interesse de divulgar nossa luta pela aprovação da PEC 300.A mídia conservadora infelizmente é parcial ela anda lado a lado com o sistema e como já dizia Charles Landa : “A mídia é a cafetina do sistema”.

Para Balmam o Estado moderno é um “Senhor Ausente”, ou seja, salve-se quem puder.O que não podemos é nos acomodar e continuar lutando, acreditando que nossa união pode quebrar paradigmas e fomentar uma nova ideologia de um Estado Forte e não de um Estado Mínimo.Em suma, a única coisa que pode mudar a postura midiática é a Opinião publica, se conseguirmos comover a opinião publica a lutar conosco assim todo aparato midiático ira inclinar os olhos para as causas dos policiais.

Alex Gondim Lima

2 comentários:

Poxa você nao esta viajando um pouco nào,a mídia quer vender notícias mais sei que há responsabilidade no que se refere a veracidade dos Fatos ok!

GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELA EXCELENTE MATERIA QUE DESMASCARA A MÍDIA NO BRASIL.

Postar um comentário